Informática
na Educação 2015.2 :: Projeto em Informática Educativa
|
Título:
Os Cachorros Super Poderosos
|
Nome
do Aluno:
Wilson
Gustavo de Castro Lopes Oliveira 2015270386
Jonatas
Nestor
|
1.
Disciplina e anos envolvidos:
Informática
– 3º ano
|
2.
Tema central:
Editores
de Texto e Navegação WEB
|
3.
Temas de apoio:
Mitologia
e Navegação WEB
|
4.
Justificativa:
Com
o recurso da internet, a produção de trabalhos depende somente
do bom conhecer das técnicas de importação e exportação dos
conteúdos para editores de texto e imagem.
|
5.
Objetivos gerais e específicos:
Aprender
a utilizar as ferramentas de Navegação e buscadores web.
Aprender
a utilizar um editor de texto.
|
6.
Enfoque pedagógico:
Construtivismo
|
7.
Recursos tecnológicos:
Sala
de Computadores
|
8.
Etapas e suas estratégias de realização:
1
– Apresentação da proposta para as crianças.
2
– Contação de uma história: “Zeus e seus amigos
cachorrinhos super-poderosos!”
3
– Iniciação da busca pelas imagens dos cachorros: Buscadores
WEB e Mitologia.
4
– Salvar as imagens no PC: Importação e Exportação para
Editor de Texto
5
– Escrever um texto sobre porque o nome escolhido: Edição de
Texto
6
– Apresentação dos nomes.
|
9.
Definição de papéis:
Professor:
É o apresentador das técnicas de informática e da história
envolvida.
Alunos:
Desenvolverão uma história a respeito do nome e do cachorrinho
escolhidos.
|
10.
Sites e bibliografia de apoio:
http://mitologiaparacriancas.blogspot.com.br/
|
11.
Coleta de dados:
As
imagens de cães serão retiradas em sites especializados ou no
Google Imagens, as histórias da mitologia serão também retirado
em conteúdos que interessar às crianças.
|
12.
Seleção do material:
Fotos
de Cães
Textos
sobre Deuses Gregos Antigos
|
13.
Programação visual:
Texto
Rico
|
14.
Meios para a execução:
Sala
de Aula, computadores com internet, navegadores instalados e
editor de texto.
Tempo:
|
15.
Avaliação:
Se
as crianças realizaram a busca, a gravação em disco das
gravuras, a busca pelo deus grego e o texto com a imagem e
explicação do porque do nome.
|
16.
Cronograma:
(8:00~8:05)
1 – Apresentação da proposta para as crianças.
(8:05~8:10)
2 – Contação de uma história: “Zeus e seus amigos
cachorrinhos super-poderosos!”
(8:10~8:25)
3 – Iniciação da busca pelas imagens dos cachorros: Buscadores
WEB e Mitologia.
(8:25~8:35)
4 – Salvar as imagens no PC: Importação e Exportação para
Editor de Texto
(8:35~8:45)
5 – Escrever um texto sobre porque o nome escolhido: Edição de
Texto
(8:45~9:00)
6 – Apresentação dos nomes.
|
Histórinha para contar sobre os Cachorros:
"Zeus é o cãozinho do professor, e ele fugiu de casa de manhã, andando pela cidade toda ele acabou parando em um lugar abandonado pelos homem, todo sujo, era debaixo de uma ponte. Ao chegar ali ele se deparou com vários outros cachorros ao redor, saindo do meio do mato, saindo de trás de caixas vazias e sujas, um de dentro de um pneu! Por fim, lá no alto da pilastra da ponte apareceu o que parecia o líder deles. E este perguntou:
- Qual é seu nome rapaz?!
- Meu nome é Zeus, e o seu? - assim respondeu o cachorro do professor.
- Que nome é esse? Zeus? O que significa? - pergunta um cão menor, aos pés do novato que ali chegava.
- Ora, é o nome de um deus grego, muito poderoso, assim falou o meu humano predileto. Ele me deu esse nome porque me acha muito forte. E porque meu latido é como um estrondo de um trovão!
Os cães ficaram admirados, e também riram, mas disseram que não possuem nomes, são chamados pela cor de seus pelos e sem tem rabo ou não. Assim um se chama Cotó-Amarelo, Marrom-Rabudo, CinzaCotó e outros seguindo a regra.
Zeus então teve uma ideia, disse que voltaria mais tarde, e que traria nomes de deuses para eles, todos ficaram maravilhados com a possibilidade e disseram que o esperariam.
Voltando para casa, Zeus diz para seu humano predileto, o professor que vos fala, que precisa de nomes dos deuses gregos para seus novos amigos. E hoje a missão de todos vocês é procurar um nome de deuses da mitologia e uma foto de cachorro para aplicar ao escolhido."
Nenhum comentário :
Postar um comentário